terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Corinthians: Incontestável Campeão Mundial




O Corinthians merece os parabéns pelo título diante do Chelsea. A vitória por 1 a 0 diante dos europeus representou muito, principalmente para o Brasil, pois a Europa novamente viu um time brasileiro vencer tendo o controle da partida.

Apesar de alguns momentos de perigo do Chelsea, em momento algum o Corinthians sumiu no jogo ou ficou com medo do adversário.

Cássio foi um monstro, Danilo e Paulinho como sempre ajudaram a bola a quase entrar no gol e Guerrero, artilheiro nato e predestinado, empurrou a bola do título para o gol. Emerson tentou bastante, quase marcou na primeira etapa, correu muito.

Fernando Torres, Moses, Hazard e companhia provavelmente terão de mudar de time para estar em outro mundial, pois o Chelsea estar ali foi incomum.

Os dois times se assemelham no que diz respeito a forte marcação e eficiência no ataque, mas o alvinegro mostrou ser mais competente neste último quesito. O jogo tenso, como já se esperava.
Ao final, uma cena também não muito comum foi abatimento dos jogadores do Chelsea vendo a comemoração dos brasileiros.

Tite mostrou a todos os clubes brasileiros que estão pagando metade da folha salarial a dois ou três craques que isto não é uma receita mágica. A receita é trabalho, análise tática e comprometimento com a equipe. A meritocracia. A mudança de última hora de Jorge Henrique mostra isso, ele foi importantíssimo para o Corinthians marcar o Hazard. Não deixou o meia criar nada.

E aos brasileiros e sul-americanos: Quem vai parar o Corinthians na Libertadores de 2013?

domingo, 16 de dezembro de 2012

Ah Ahly pressiona, mas perde do Monterrey



Parece característica do time egípcio o bom toque de bola, domínio de boa parte do jogo, criação de boas chances, mas imprecisão na hora de definir o lance. Foi assim, da mesma forma que aconteceu contra o Corinthians, que aconteceu na decisão do 3º lugar do Mundial de Clubes.

O time mexicano foi praticamente dominado o jogo todo, mas com 3 minutos de jogos, em um bate cabeça entre goleiro e zagueiro, a bola sobrou limpa para o atacante Corona empurrar para o gol. O ah Ahly teve chances de todas as formas, mas toda a categoria que eles têm para cadenciar, ditar o ritmo de jogo, é nula se comparada à qualidade para chutar a gol.

No segundo tempo, mais um lance cara a cara e os Monterrey ampliou. Placar final 2 a 0.

Parabéns Ah Ahly pela garra e Monterrey pela eficiência.

Escalação do Corinthians para a final



Cássio; Alessandro, Paulo André, Chicão e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Jorge Henrique e Danilo; Guerrero e Emerson.

Tite não fez tantas mudanças como Rafa Benitez. A única preocupação era com a velocidade da marcação dos meias do Chelsea, com isso escalou Jorge Henrique no lugar de Douglas. Agora que temos a escalação do Chelsea já definida, Jorge Henrique provavelmente terá de correr mais, pois os dois dos meias (Hazar e Moses) atarão uma em cada ponta. Oscar tem muita qualidade, mas é melhor centralizado, região difícil de conseguir penetrar na zaga do Corinthians.

Outra alteração inteligente foi trazer o Danilo para jogar mais no meio de campo e cadenciar o jogo, já que não terá o Douglas para fazer isso. Danilo pode ser o cara para faze rum gol ou passar uma bola decisiva para Guerrero, Emerson, Jorge Henrique e até Paulinho (como homem surpresa no ataque).

Escalação do Chelsea para a final



Cech, Ivanovic, Gary Cahill, David Luiz e Ashley Cole; Lampard e Ramires; Mata, Hazard e Moses; Fernando Torres.

Preocupado com a defesa, principalmente pelo lado direito, que ficou sem Ivanovic no jogo anterior (jogou de zagueiro no lugar de David Luiz), o técnico Rafa Benitez foi obrigado a voltar David Luiz (mesmo após sua boa atuação com volante) para sua posição de origem e Ivanovic para a lateral direita.

Como volante, a surpresa é Lampard, jogador experiente do time inglês que vem para equilibrar o jogo ao lado de Ramirez, que também volta ao time. Este será o paredão de contensão do Chelsea para este jogo.
Oscar irá começar o jogo no banco. Em seu lugar iniciará o nigeriano Moses, meia que joga como ponta direita.

O Corinthians terá de ficar muito atento a isso, marcação nas laterais, pois tanto Hazard, como Moses atacam muito bem pelas pontas.

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Será que o Chelsea conhece o Corinthians?


Tenho minhas dúvidas se o Chelsea chegará preparado para enfrentar o Corinthians, caso jogadores importantes do elenco (Emerson Sheik, Paulinho e Danilo) se destaquem.

Como o primeiro jogo corinthiano foi nervoso e truncado, os ingleses podem ir com uma impressão errada sobre o Campeão da Libertadores. Podem achar que o timão é um time mais fraco do que o Monterrey e isso cria uma acomodação para a final.

Já o Tite, que é muito perspicaz em analisar uma equipe e acompanhou o jogo do Chelsea, deve ter observado muito bem os pontos fortes  e fracos dos ingleses e irá aproveitar-se bem disto no domingo.