quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Corinthians empata na estreia: 1 a 1 com o San José


Típico resultado de jogo na Bolívia, ontem mais uma vez ficou claro os efeitos da altitude em uma partida de futebol. Dois times com clara diferença técnica, porém a técnica desaparece com o péssimo gramado e efeitos da altitude.

Jogando a 3.700 metros, o Corinthians começou melhor e quase marcou no primeiro minuto. Não demorou muito e Guerrero fez o seu aos 5 minutos. A partir daí, deu espaços para o time boliviano chutar de fora da área, pois não conseguia criar jogadas para chegar próximo ao gol corinthiano. Primeiro tempo muito fraco.

Aos 15 do segundo, o San José empatou com Saucedo e foi mais feliz quem optou por assistir Fluminense e Grêmio (jogo mais emocionante). E foi assim a estreia do Corinthians na Libertadores. É bom o Corinthians acostumar-se a isso na primeira fase, pois todos os jogos fora de casa serão na altitude. Sendo assim, fica a obrigação se conseguir pelo menos 6 pontos nos 3 jogos em casa.

Jogo fraco na estreia do time na Bolívia
  AFP PHOTO/Aizar Raldes

Barcos detona o Fluminense no Engenhão



Em jogo tenso e bem disputado até o primeiro gol do Grêmio, os gaúchos utilizaram da experiência, paciência e organização tática para vencer o Fluminense por 3 a 0 no Engenhão. Foi uma vitória muito justa, de um time que se recuperou do susto de ter perdido a primeira partida em casa para o Huachipato.

Mérito total novamente à Hernán Barcos, que se destacou e foi de longe o melhor jogador da partida, tendo participação em todos os gols do tricolor gaúcho. O time de Luxemburgo não se intimidou frente ao campeão brasileiro e fez por merecer a fama de Imortal, ao renascer com grande estilo em pleno Engenhão.

O Fluminense marcou muito bem até os 20 minutos de jogo. Após isso, parece ter cansado ou achado desnecessária toda aquela preocupação defensiva. Não considero uma vergonha para o Flu, na verdade foi um alerta de que a Libertadores não é o Brasileirão e todo jogo deve ser disputado com total atenção nos 90 minutos. O Fluminense é uma equipe que marca e leva muito gols, tem um jogo aberto e bonito, mas a Libertadores se ganha com garra e atenção e não com o bonito futebol da Copa de 70.

Barcos não marcou o seu, mas estava na jogada em que Bruno marcou contra (de cabeça). Chutou ao gol para rebote de André Santos (que marcou o gol impedido) e deu belo passe para Vargas marcar seu primeiro gol na Libertadores.

Precisamos ainda esperar algumas rodadas para afirmar, mas tudo indica que ontem o Imortal mostrou que veio para levar a taça da Libertadores 2013.

Flu não resistiu ao forte time gaúcho
Foto: Júlio Cesar Guimarães/UOL

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Sem jogo Bonito


O clássico de ontem mostrou claramente como será o Palmeiras de 2013. Muita garra, nem tantos jogadores de qualidade e muita persistência. O Corinthians será mais forte do que em 2012, mas Renato Augusto e Pato precisam começar jogando para melhorar a movimentação do time.

Com destaques para Vilson e Wesley por parte do Palmeiras e Pato e Romarinho, pelo Corinthians.
Em campo, nos momentos que o Corinthians precisou buscar o resultado, ficou nítida a diferença técnica e de entrosamento entre as duas equipes, e foi justamente após sofrer o primeiro gol que o Palmeiras se achou em campo. Colocou-se no seu lugar, como time inferior, mas não incapaz de derrotar o Corinthians. Foi com esta humildade que conseguiu virar a partida.

Pato mostrou o porquê deve ser titular do Corinthians em um incrível domínio de bola após longo passe de Cássio, teve paciência de tentar duas vezes um passe na entrada da área, até que encontrou Romarinho para empatar o jogo. Resultado justo para um clássico vibrante e leal.

Goleiro fez seu primeiro jogo em 2013 e falhou contra o rival
Foto: Leonardo Soares/UOL

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Desentrosado, Palmeiras vence o Sporting Cristal


Após uma série de dispensas e contratações, o Palmeiras conseguiu vencer em sua estreia na Libertadores.

O primeiro tempo mostrou o quanto o time está sofrendo com o desentrosamento e falta de atacantes. Sem Barcos (que foi para o Grêmio) e Maikon Leite (machucado), o responsável pela criação de jogadas passou a ser Souza, pois o meia Patrick Vieira jogou mais avançado. Até o zagueiro Vilson, estreante, avançou bastante no primeiro tempo e arriscou alguns bons chutes de fora da área.

Com tanta dificuldade de entrar na área do adversário pelo toque de bola, foi da salvadora bola aérea que saiu o primeiro gol. Após um escanteio batido por Wesley, Henrique, que já está virando artilheiro, fez o gol de cabeça.

Após o gol, o Palmeiras tentou mais jogadas pelo chão e teve claras chances para ampliar o placar.
O segundo tempo começou desta mesma forma, o Sporting Cristal não incomodava o Palmeiras, mas o estreante Marcelo Oliveira fez um pênalti besta em Lobatón. Lobatón mesmo quem cobrou, sem chances para Prass.

Pressionado, o Palmeiras conseguiu o gol que aliviou sua situação e a amenizou a falha de Marcelo Oliveira ao cometer um pênalti desnecessário em um momento em que a equipe tanto precisava da vitória. Em boa jogada entre Caio e Patrick Vieira, sobrou para o meia soltar a bomba e definir o placar final da partida: 2 a 1.

Zagueiro foi o líder do Palmeiras em campo.
Foto: Leandro Moraes/UOL